Publicado em: Social Soluções

Por: aurimar

Em: 2016-05-15 12:50:51

Publicado em: Artigos

Tags: ramificações, artigos, acadêmico,pré-requisitos

O Social e suas soluções

Nas ramificações do conhecimento acadêmico existe algo chamado de ciência exata, o que se pressupõe haver outra inexata, intangível, imensurável, no mesmo rol da cientificidade.

Em contraponto a algo que se apalpa, se pega com as mãos e divide, multiplica, decanta ou funde a olhos vistos por todos, haveria o que se virtualiza por individuo. O que se reflete e depende de pré-requisitos específicos, que se realiza no campo mais secreto de cada um.

Assim a experiência individual e subjetiva atribui a essas esferas da vida seus valores, aprovações ou derreados olhares que os classificam sob a credibilidade de quem os lança a julgamento público. Em alguns casos são opiniões, visões pessoais, em um perigoso flerte com o “achismo”.

A área social que produz conhecimento se esfalfa para ser aceita como ciência que pode sim planejar, executar e resolver. Que todos os relativismos que envolvem seus preceitos de lidar com pessoas e almas humanas não a dispensam de entregar resultados concretos e traduzíveis em indicadores de processos, objetivos alcançados e impactos sociais.

A validação desse pensamento cartesiano para um conhecimento que lida, sobretudo com as agonias da sociedade e interage com as expressões dessas vulnerabilidades em cada cidadão atendido, é hoje, talvez, o maior desafio a ser construído como matéria acadêmica e principalmente como elemento do cotidiano e das conversas coloquiais dos profissionais do social.

No meio dessas questões históricas recheadas mais de vícios do que de virtudes, há que se alterar alguns dados culturais que presidem o pensamento e a prática que submetem nosso fazer em algo de segunda categoria, próprio do senso comum, de uma subjetividade dúbia e duvidosa.

Por isso são criadas no país diversas experiências para exercitar esse novo momento do trabalho social. Já não nos basta ter uma legislação, instâncias de reivindicação de novos direitos, ou até mesmo uma Política explicitada em lei com seu sistema de execução desenhado.

Cabe-nos hoje também um olhar mais circunspecto, um exame de nosso próprio umbigo, de extirpar de nossa própria carne autoindulgente, as explicações e relatórios que somente nós entendemos e com os quais nos consolamos pelos grandes e pequenos equívocos profissionais cometidos.

Também por isso versamos hoje mais uma, e por nós qualificada empreitada de contribuir nessa busca da excelência de trabalhar no social. Não recomendamos meios termos e nos dispomos a uma prudente, mas não menos clássica SOCIAL SOLUÇÔES.

O Portal SOCIAL SOLUÇÔES traz o sol do social como marca do que queremos atingir. É ele nosso velho e bom social como sinônimo de gente reunida, irradiante ainda que às vezes despossuída, multicultural, irresistivelmente humana.

Que pensa, diagnostica, peca e age dialeticamente. Gente que conecta gente aprende junto e reaplica uma salvação possível aos que somente tem esse mundo para mudar.

E o SOLUÇÕES traz como mistura homogênea, um cabedal de decisões tomadas em campo de batalha, histórico da profissionalidade de tantos, disponível para eliminar os percalços da dúvida e da insegurança transplantada para nossos corações e mentes, ao longo dos percursos de não-direitos que o social se ressente.

Essas soluções, como produto do trabalho metódico e intencional para Instituições privadas e públicas, quer fugir do padrão de resultados complacentes. Visa insurgências criativas contra as mesmices do dia a dia, lançando mão da sensibilidade, capacidade de fazer e a obtenção de mudanças simbólicas e definitivas. O que vier primeiro.

Propor algo dessa magnitude sem parecer demasiado ousado ou ingênuo de pedra é nosso primeiro bloco de convencimento. Talvez na mesma proporção que todo profissional, gestor ou usuário das ofertas de serviços sociais acreditam e almejam alcançar todos os dias quando adentram em seus locais de trabalho.

Nessa aparente tautologia setorial, queremos ser interlocutores da vontade de muitos, da decisão não correspondida dos hoje candidatos a somente uma abnegação estoica em seus resultados.

Queremos urdir respostas penetrantes aos que perderam pelo caminho a cor dos primeiros melhores sonhos. Esqueceram o cheiro de uma transformação que atinge muitos pela força do direito ou os sons que anunciam que, em boa parte das situações, a grande novidade é a própria instituição reorganizada e preparada para atender melhor. O que dá sentido à vida delas.

O Social Soluções quer contribuir e deseja que você e sua instituição não desperdicem suas crises. Elas lhe trarão o novo.

Propomos sintetizar os procedimentos que atendam seu jeito personal de ser, de inovar e interagir nas comunidades presenciais e virtuais. Este é nosso ponto de partida, o conteúdo primeiro que nos dará soluções em escala e experiências irrefreáveis para novos caminhos.

A Social Soluções vem do social, vem daquele que se espera, do conhecimento empírico cravejado pelo conhecimento acadêmico, encharcado da militância política que continua mudando esse país pela força particular de seu povo.

Se todas essas assertivas não lhe bastarem, lembre-se que se deixarmos de acreditar nas fadas, as fadas morrerão. Por isso a SocialSoluções é um ponto de honra nas nossas decisões de trabalhar o social. De contar para cada um de vocês nosso jeito de ajudar vocês a recomeçarem sua própria história. Uma historia que, se não tem final, terá nossa (a de vocês inclusa) intervenção estudiosa, especializada e apaixonada por um fazer que, em instância poética, quer a vida como a vida quer. Quer reconstruir a felicidade de quem encontra pelo caminho.