Solução para a Gestão da Assistência Social nos municípios em 2017

A Gestão Municipal da Assistência Social no ano de 2017 tem grandes e complexos desafios a serem enfrentados.Será o ano do Plano Municipal e Plano Plurianual do Orçamento da Assistência Social para o período 2018-2021, teremos Conferência Municipal e temos novas composições dos Conselhos na maioria dos municípios. Contamos com uma equipe qualificada e experiente para desenvolver a solução social adequada às necessidades do seu município.


Nossas Soluções

 

• Assessoria à equipe de Gestão da Política Municipal de Assistência Social;
• Avaliação Diagnóstica da assistência social no município;
• Plano Municipal de Assistência Social;
• Reordenamento Institucional de Benefícios e Serviços Socioassistenciais;
• Supervisão Técnica em serviços, benefícios e à gestão;
• Fortalecimento do Controle Social.

 

Procedimentos Metodológicos

 

Consulte a Proposta Detalhada através da aba FALANDO NISSO;
• Faça contato para que juntos possamos dimensionar a proposta para as necessidades do seu município bem como a melhor estratégia para viabilizá-la através do email: parcerias@socialsolucoes.com;
• Apresentaremos uma Proposta específica para o contexto local, com detalhamento, cronograma e orçamento.

 

Público Alvo


• Secretarias Municipais de Assistência Social;

 

 Soluções para implementação, monitoramento e qualificação do SCFV

A Conquista civilizatória e marca incontestável da consolidação da Assistência Social enquanto política pública, o SCFV pode ser reconhecido como a grande novidade no que se refere ao acesso e equiparação de oportunidades principalmente quando se fala de crianças jovens, idosos e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social.

Este reconhecimento exige que sejam concebidas e implementadas soluções ousadas e metodologicamente bem estruturadas, com vistas a dar respostas que atendam as expectativas e demandas geradas a partir da tipificação de uma oferta desse porte. Assim, o compromisso de inovar e qualificar a implementação de todas as etapas do SCFV, deve partir de todos os segmentos comprometidos com a consolidação desse serviço enquanto direito.

A equipe de curadores e colaboradores da SocialSoluções, desenvolveu um conjunto de soluções que dialoga com a legislação vigente, e inova, objetivando assegurar fontes de financiamento, reconhecimento do controle social e principalmente forte protagonismo dos usuários dos serviços, sejam eles estatais ou não governamentais.

Propomos como estratégia metodológica a identificação do “Flogístico social” em cada unidade do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Tal denominação nasce de uma analogia construída a partir da busca dos alquimistas que, até o século XVIII, imaginavam existir a única substância responsável pela combustão de qualquer material. Nesta perspectiva, pretendemos instrumentalizar os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para trabalhar com o Flogístico Social, pensado como sendo o combustível potencializador de uma metodologia diferenciada e compromissada com os princípios e diretrizes assegurados na Lei Orgânica de Assistência Social.

 

Nossas Soluções

 

• Metodologia de implementação do SCFV, considerando a transformação de velhas práticas ou a criação de novas ofertas;

• Assessoria e monitoramento online da gestão e dos fazeres executados no cotidiano dos serviços;

• Articulação de trabalhadores e gestores dos serviços em rede, por meio de ações online e offline;

• Criação de banco virtual de percursos metodologicamente reconhecidos e replicáveis;

• Quadro de estratégias para a superação de cada um dos pontos de dificuldades encontrados;

 

Procedimentos Metodológicos

 

• Utilização de ferramentas de tecnologia da informação e comunicação em momentos do processo formativo, bem como nas ações de monitoramento e devolutivas para trabalhadores e gestores. Estimulo e difusão de serviços metodologicamente bem estruturados, com vistas a consolidar padrões de excelência

 Soluções para o fortalecimento da Participação Popular e Controle Social

A participação popular e o controle social são demandas já consolidadas para todas as políticas públicas, ainda que se encontre muitas dificuldades para sua viabilização. Para tanto, é indispensável o fortalecimento dos espaços e estratégias de empoderamento da população, assim como dos órgãos e instituições públicas e privadas envolvidos.

A capacitação de conselheiros de direitos e de gestão de políticas públicas, lideranças populares, e o desenvolvimento de processos de mobilização comunitária, apresenta-se como essencial para o aprimoramento dos canais e mecanismos de gestão compartilhada. Alguns dos aspectos a serem considerados são, a criação de estratégias que ampliem as possibilidades de novos públicos nas instâncias de controle social, a qualificação dos espaços de pactuação política e dos processos conferenciais.

 

Nossas Soluções

 

• Formação para conselhos de direitos e de políticas públicas;

• Estruturação de processos participativos para segmentos e populações específicas;

• Assessoria para a implementação de canais de comunicação e transparência de gestão;

• Assessoria para a organização e execução de conferências municipais, regionais, estaduais e nacional;

• Assessoria para qualificação e formação de equipes técnicas de conselhos;

• Assessoria para instâncias de pactuação política, COEGEMAS, CIBs, dentre outras.

 

Procedimentos Metodológicos

 

• Este serviço poderá ser realizado através de atividades presenciais ou à distância para a formação permanente, apoio técnico para comissões organizadora de conferências; orientação e acompanhamento ao desenvolvimento de processos participativos e outros. Público alvo

• Conselhos de direitos e de políticas públicas;

• Secretaria executiva e equipe de apoio técnico de conselhos;

• Gestores municipais;

• Fóruns de entidades, de trabalhadores ou de usuários;

• Lideranças comunitárias;

• Gestores de entidades, sindicatos, entidades de classe, instituições religiosas.

 Soluções em gestão e sustentabilidade para Organizações da sociedade civil

Soluções em gestão e sustentabilidade para Organizações da sociedade civil Nas últimas décadas o chamado terceiro setor, vivenciou enormes transformações, seja em virtude das mudanças no perfil de demandas dos usuários, seja por conta das relações com o estado e a sociedade.

Tais mudanças, significaram, grandes desafios para o financiamento, para as estratégias de comunicação e a constituição de seus órgãos de governança. Implementar um processo de reordenamento da gestão com foco na sustentabilidade, implica em uma assessoria customizada que avalie, oriente e em alguns casos até execute estratégias que ressignifiquem as alternativas de financiamento, as relações institucionais, e a concepção das ofertas.

Esse trabalho pode demandar planejamento estratégico, oportunizando para a entidade um reencontro com sua missão visão e valores; formação para as equipes, técnicas e gerenciais com conteúdos relacionados a novas legislações e paradigmas, intervenções específicas junto a usuários e comunidade local.

 

Nossas Soluções

 

• Realização e monitoramento de planejamento estratégico situacional;

• Reordenamento das ofertas considerando as demandas, desafios e possibilidades dos sistemas universais públicos, (SUAS, SUS, Cultura, Segurança alimentar, etc.);

• Assessoria para adequação de documentações e órgãos de governança.

 

Procedimentos Metodológicos

 

• Considerar as especificidades de cada organização parceira, e as atuais leis e normas vigentes, são pressupostos que balizam metodologicamente toda a atuação da rede de profissionais da socialsolucoes. Conhecer a fundo a entidade, considerando seus valores e história, é outro elemento metodológico indispensável. Logo a escuta junto a trabalhadores, gestores e usuários, a análise aprofundada de documentos e o conhecimento pleno das ofertas, poderão em boa parte das vezes, contemplar a realização dos trabalhos junto a nós contratados.

 

Público alvo

 

• Movimentos sociais não institucionalizados, redes, Entidades e organizações de Assistência Social, Saúde, educação, cultura, esportes, assessoria técnica, segurança alimentar dentre outras.

 Soluções em inclusão, habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência

Novas legislações somadas a reorganização e consolidação de direitos e políticas públicas, colocam para o movimento de entidades e pessoas com deficiência um conjunto de desafios nunca experimentado antes. Faz-se urgente a implementação de soluções concretas que assegurem ofertas e intervenções que respondam as necessidades de gestores públicos, usuários de serviços e trabalhadores da área.

Tais soluções, devem atender as demandas do tempo em que vivemos, valendo-se para tal, de recursos de tecnologias assistivas, novas ferramentas de gestão, e concepção de serviços alinhados com o que está assegurado nos novos diversos instrumentos normativos.

 

Nossas Soluções

 

• Assessoria para alinhamento das ofertas, (serviços, programas, projetos e benefícios), de entidades e poder público, considerando as novas normatizações de políticas como Assistência Social, Saúde e Educação;

• Formações focadas na qualificação de trabalhadores para comunicação na Língua Brasileira de Sinais;

• Assessoria para a implementação de canais de comunicação e transparência de gestão;

• Produção de materiais em formatos acessíveis (braille, digital, formato ampliado);

• Assessoria para o desenvolvimento de estratégias voltadas a inclusão de pessoas com deficiência no mundo do trabalho;

 

Procedimentos Metodológicos

 

• Análise prévia de contexto, elaborada a partir de coleta de informações subsidiadas por reuniões presenciais e/ou preenchimentos de formulários específicos, pensados a partir de cada uma de nossas soluções apresentadas. Formações presenciais e online, e apresentação de alternativas diversas de tecnologias assistivas, que possam atender as demandas apresentadas.

 

Público alvo

 

• Entidades do terceiro setor, órgãos da administração pública, (municípios estados e união), empresas privadas, sindicatos, entidades de classe, autarquias e organismos internacionais.